Gastronomia ancestral. O que os seus antepassados comiam? Aula demo com degustação de bug’s food

Os colonizadores nem haviam aportado em terras brasileiras e os índios já preparavam suas receitas conquistando os paladares daqueles que chegaram. Em 1549, o padre Manoel da Nóbrega guia os primeiros jesuítas à terra Brasilis e em relato da época dizia: “o mantimento comum da terra é uma raiz de pau que chamam de mandioca”. E, em 1560, o Padre José de Anchieta escreve as famosas Cartas de São Vicente com relatos do consumo de formigas e outros insetos pelo povo local.

O ato de se alimentar está aliado ao preparo e, desde os primórdios, com o surgimento do homem na terra, uma infinidade de receitas já foram preparadas, porém, muitas delas se perderam ao longo do tempo.

O objetivo dessa aula demo é resgatar uma das tradições mais antigas da Humanidade, o consumo de insetos alimentícios. Essa rica fonte alimentar foi primordial à sobrevivência dos nossos antepassados, saciam a fome de mais de 2 bilhões de humanos no planeta todo e com certeza será a alimentação do futuro.

PRÓXIMO ENCONTRO

Quando? Dia 29/7/2019, segunda-feira, das 19h30 às 21h – Investimento: R$ 30,00

INSCRIÇÃO – Até 28/7 – sielbra.educacao@gmail.com. Ou pelo whatsapp: (11) 9-5209-8596.

IMPORTANTE: Ao fazer a inscrição, fornecer nome completo, celular para contato e RG.

FORMA DE PAGAMENTO – no próprio evento, em dinheiro, no cartão ou transferência bancária.

Com Prof. Casé Oliveira, Biólogo, Bugs Cook – Presidente da Missão Ambiental.org, fundador da ASBRACI (Associação Brasileira dos Criadores de Insetos), pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral (PUC/RS). Técnico e Gestor Ambiental pela GV/FATEC. Especialista em Antropoentomofagia, com pesquisas na Área de Insetos Comestíveis para Alimentação Humana e Animal. Tem experiência em Educação Ambiental e Gestão Administrativa de Parques com atuação na Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de SP (Parque Independência) e na Prefeitura de São Paulo (Prefeitura Regional Ipiranga), como conselheiro regional de Meio Ambiente e professor convidado da Sociedade Internacional de Educação Líbano-Brasileira. Atuação acadêmica na área Antropoentomofagia, Entomofagia, Agricultura urbana, Proteína Sustentável, Compostagem e Educação Ambiental.

Conheça um pouco mais sobre o tema, clicando aqui.

LIVE – Dia 16/5, 20h às 20h30. Comida gostosa x comida saudável – comer ou não comer, eis a questão – por que não ficar com os dois? Gratuito.

LIVE – Dia 16/5, 20h às 20h30. Comida gostosa x comida saudável – comer ou não comer, eis a questão – por que não ficar com os dois? Gratuito.

Saiba mais sobre o poder dos alimentos crus e vivos e como obter melhor absorção dos nutrientes e da energia que se obtém deles para conquistar uma vida mais longeva e saudável. Muitas dicas em bate-papo com Davison Borges, pesquisador sobre nutrição e engenheiro. Em live no Facebook. Acesse: www.facebook.com/SIELBRA/

LIVE-9/5 – Imigração espanhola em SP e repressão na ditadura Vargas–o caso da família Mas

Em 1935, a repressão de Vargas prendeu três membros da família espanhola Mas e um deles foi expulso e morto na Espanha. Será apresentado resultado do desdobramento de pesquisa realizada na Espanha, feita pela pesquisadora Solange Sólon Borges (jornalista e mestra em Estudos Culturais USP Leste).

Haverá a apresentação de documentos e informações inéditas e o contexto das cidades onde ocorreu a pesquisa: Madri, Teruel, Molinos, Sagunto e Valência. 5ª feira, das 20h às 21h30. Presencial e com transmissão ao vivo pelo facebook. Presencial e gratuito.

Acesse: www.facebook.com/SIELBRA/

Em 27/7 – Editar e publicar um livro na prática

Você poderá aprender a Editar um livro na prática. O curso orienta, de forma prática e direta os participantes em todas as decisões editoriais, dos procedimentos legais, burocráticos e das etapas da produção de uma obra literária. Informa sobre as relações profissionais com fornecedores e o autor dentro da nova Lei de Direitos Autorais, além de orientar sobre a produção gráfica editorial a fim de permitir que os participantes transitem com segurança no mercado editorial.

Este curso é voltado a quem deseja publicar sua obra e adequado para estudantes e profissionais de editoração, jornalismo e áreas afins. E, ainda, a possibilidade de participar de uma Antologia.

QUANDO? 27/7, sábado, a partir das 14h

CARGA HORÁRIA – 3 horas cada encontro, somando 9h, no total, mais visita técnica

INVESTIMENTO – R$ 450,00

METODOLOGIA – Exposição, exercícios práticos com os participantes e visita técnica. Possibilidade de participar de Antologia.

PÚBLICO-ALVO – Este curso livre não possui pré-requisitos e é voltado àqueles que desejam aprimorar ou reciclar seu conhecimento; quem deseja publicar sua obra ou de terceiros no mercado editorial; também é adequado para estudantes, autônomos, jornalistas etc.

JUSTIFICATIVA – O livro cumpre as funções de preservação e propagação do conhecimento, forma culturalmente e diverte, é base para o aprendizado e da difusão de novas informações. O acelerado processo de produção de conhecimento tem aberto permanentemente lacunas que necessitam da edição de novos livros.

OBJETIVO GERAL – Acompanhar, na prática, a produção do livro, do original até o seu lançamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS – Saber como preparar um original conforme normas da ABNT; entender as relações profissionais com fornecedores dentro da nova Lei de Direitos Autorais. Conhecer a dinâmica do mercado com visita técnica a uma livraria e a uma gráfica. Permitir o aprendizado por meio de um exemplo real, evitando erros e desperdício de recursos.

Com Eder Araújo – Com vasta experiência no mercado editorial, co-fundador do Projeto Literário Mosaico a primeira ONG no país de incentivo a literatura, editor da Libratrês desde sua fundação em 2000. Foi diretor nas editoras Fazendo Arte, Realitas e Impala. Revistas, livros e jornais são algumas das experiências que acumula. Foi o pioneiro a oferecer o curso “Como editar um livro”, em 1997; “Impressão sob demanda”, em 1998. Promoveu o 1º encontro de profissionais do mercado editorial em 1999 com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Desde então vem ministrando palestras e cursos na área. Tem lançado livros nas áreas de educação, arte, direitos animais, entre outros temas.

E Solange Sólon Borges – Escritora e Editora (O Artífice). Jornalista e publicitária, com especialização em Mídia, Informação e Cultura (Celacc/ECA USP) e Comunicação e Marketing.  Mestra em Filosofia (Estudos Culturais pela USP Leste). Ex-colunista do Literário do portal Comunique-se.

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO: sielbra.educacao@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 9-5209-8596

INSCRIÇÃO – Até 26/7 – sielbra.educacao@gmail.com. Ou pelo whatsapp: (11) 9-5209-8596.

IMPORTANTE: Ao fazer a inscrição, fornecer nome completo, celular para contato e RG.

FORMA DE PAGAMENTO – à vista ou em 2 vezes, no cartão de crédito, débito ou transferência bancária.

O poder e a energia dos alimentos naturais

INFORMAÇÃO e INSCRIÇÃO: sielbra.educacao@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 9-5209-8596

PRÓXIMAS TURMAS – 10 e 11 de janeiro de 2020; 7 e 8 de fevereiro de 2020; 13 e 14 de março de 2020

Saiba mais sobre o poder dos alimentos crus e vivos e como obter melhor absorção dos nutrientes e da energia que se obtém deles para conquistar uma vida mais longeva e saudável.

OBJETIVO – Proporcionar conhecimento para que as pessoas tenham opções e façam escolhas mais saudáveis.

METODOLOGIA – expositiva – roda de bate-papo

PÚBLICO-ALVO – profissionais das mais diversas áreas, estudantes e quem está em busca de aprimoramento profissional e conhecimento.

CARGA HORÁRIA  1h  INVESTIMENTO: GRATUITO

Davison Borges – Pesquisador sobre nutrição e engenheiro eletrônico (Faculdade de Engenharia Industrial-FEI), pós-graduado em Telecomunicações (FEI) e em Administração e Marketing (FECAP). Formado em acupuntura pelo Centro de Estudos e Acupuntura e Terapias Alternativas, especialista em radiestesia e radiônica, palestrante sobre temas para o aprimoramento e desenvolvimento humano.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO: sielbra.educacao@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 9-5209-8596

INSCRIÇÃO – Até 9/1/2020 – sielbra.educacao@gmail.com. Ou pelo whatsapp: (11) 9-5209-8596.

IMPORTANTE: Ao fazer a inscrição, fornecer nome completo, celular para contato e RG.

CERTIFICADO – concedido pela SIELBRA – Sociedade Internacional de Educação Líbano-Brasileira mediante 75% de presença e quitação do Curso.

Leia mais sobre o tema aqui

O mercado de insetos comestíveis no Brasil

EM SETEMBRO E OUTUBRO – nos dias 14, 21, 28 de setembro e 5 de outubro, sempre aos sábados, das 10h às 12h (datas sujeitas a alteração).

OBJETIVO – Formar profissionais para atuar na área de criação de insetos comestíveis para alimentação

METODOLOGIA – aulas expositivas, apresentação de cases e demonstração de produtos.

PÚBLICO-ALVO – Profissionais das áreas de Agronegócios, Ciências, Biológicas, empreendedores, micro e pequenos empresários, comerciantes, profissionais liberais, estudantes e quem está em busca de aprimoramento profissional e conhecimento.

O planeta terra passa por um momento histórico, o crescimento populacional humano é um fato que pode ser observado nas grandes cidades e litorais. Com mais humanos cresce também o número de PETS (animais de estimação) e a demanda por proteína (alimento) precisa ser repensada. No ritmo desse crescimento populacional de humanos e PETS as projeções não são animadoras e pode faltar alimento. Em 2050, somaremos 9 bilhões de habitantes no planeta Terra e os insetos representam 90% dos animais existentes e podem ser poderosos aliados proteicos: os insetos têm o dobro de proteínas contida na carne e hoje muita gente conta com grilos, besouros e gafanhotos em seu cardápio. A proteína dos insetos auxilia no emagrecimento e tem sido usada por atletas como incentivo à massa muscular.

CARGA HORÁRIA – 8h divididas em 4 encontros.

INVESTIMENTO – R$ 350,00

Com Prof. Casé Oliveira, Biólogo, Bugs Cook – Pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral (PUC/RS). Graduado em Ciências Biológicas, Técnico e Gestor Ambiental pela GV/FATEC. Presidente da Missão Ambiental.org, Fundador da ASBRACI (Associação Brasileira dos Criadores de Insetos), Especialista em Antropoentomofagia, com pesquisas na Área de Insetos Comestíveis para Alimentação Humana e Animal. Tem experiência em Educação Ambiental e Gestão Administrativa de Parques com atuação na Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de SP (Parque Independência) e na Prefeitura de São Paulo (Prefeitura Regional Ipiranga), como conselheiro regional de Meio Ambiente e professor convidado da Sociedade Internacional de Educação Líbano-Brasileira. Atuação acadêmica na área Antropoentomofagia, Entomofagia, Agricultura urbana, Proteína Sustentável, Compostagem e Educação Ambiental.

 

Assista aqui a entrevista do prof. Casé, nosso bugs cook, com André Trigueiro, na Globonews

INSCRIÇÃO – Inscrição até 13 de setembro. sielbra.educacao@gmail.com. Ou pelo whatsapp: (11) 9-5209-8596

IMPORTANTE: Ao fazer a inscrição, fornecer nome completo, celular para contato e RG.

FORMA DE PAGAMENTO – à vista ou em 2 vezes, no cartão de crédito, via transferência bancária.

CERTIFICADO – concedido pela SIELBRA – Sociedade Internacional de Educação Líbano-Brasileira mediante 75% de presença e quitação do Curso.

Curso de Algoritmos – turmas para outubro

Aprenda os princípios básicos da Linguagem de Programação como o desenvolvimento da lógica de programação, princípios, comandos até rotinas de repetição mais complexas, finalizando com vetores e matrizes, tudo com exercícios práticos em visualg.

CONTEÚDO:

  • Algoritmos e programação
  • Conceito de algoritmo
  • Linguagem narrativa, fluxograma, linguagem algorítmica
  • Fundamentos de programação tipos, variáveis, atribuição, entrada e saída, estruturas condicionais e estruturas de repetição
  • Linguagens de programação
  • Recursividade: funções recorrentes, recursividade e pilhas, algoritmos recursivos e iterativos
  • Vetores e matrizes
  • Registros: vetores com registros e registros com vetores

CARGA HORÁRIA – Total de 40H em aulas divididas em dois dias da semana, ou seja, dois meses de curso. Investimento: R$ 350,00 por mês. Total: R$ 700,00. Turma mínima: 5 alunos.

QUANDO? Turmas para outubro, sempre aos sábados, a partir das 9h30.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÃO: inscrição até 30/9 – sielbra.educacao@gmail.com ou pelo whatsapp (11) 9-5209-8596

IMPORTANTE: Ao fazer a inscrição, fornecer nome completo, celular para contato e RG.

FORMA DE PAGAMENTO – à vista ou em 2 vezes, no cartão de crédito, débito ou transferência bancária.

Com o prof. Davison Borges, engenheiro (FEI). Com Pós-Graduação em Telecomunicações (FEI) e Administração e Marketing (FECAP), e pesquisador sobre nutrição.