Inteligência financeira para micro, pequenas e médias empresas

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Micro ou pequena, as empresas precisam compreender o que os números demonstram sobre o andamento do seu negócio e como integrá-los às outras áreas para ser sustentáveis

Inteligência financeira (como entender e tomar decisões sobre os números da empresa), no dia 28/9, das 8h às 18h. Duração: 8h. Investimento: R$ 120,00

Em encontro com empresários e pessoas que querem começar a empreender, Jorge Souza conversou, em 31/8, na Sielbra, sobre ferramentas funcionais para criar e manter um negócio, a forma de se prospectar e fidelizar clientes, a fim de atravessar um período comum a toda empresa, o ‘buraco negro’, quando tudo se complica e se faz necessário estabelecer uma boa estratégia para abandonar essa posição. 

Em termos de estratégia, é fundamental ter clareza quanto à missão da empresa e o valor do seu negócio, determinantes também para os pilares de marketing e venda. 

Por isso, é importante compreender qual a abrangência do negócio, seu nicho, o plano estabelecido para se alcançar um objetivo futuro ou a solução de um problema. E, ainda, realizar com segurança a precificação no mundo digital, mais complexo do que no off line. 

Em termos financeiros, qual o melhor caminho: utilizar o lucro obtido para investir ou crescer? “Quando é preciso estabilizar o negócio, o melhor é fazer investimentos com o lucro obtido, mas o negócio precisa realmente estar voltado ao ganho financeiro, ser rentável”, conforme explica Jorge Souza.

Um dos grandes problemas do pequeno negócio é que o empresário pode se sobrecarregar com tantas tarefas, de olho nas vendas e no marketing, na legislação, nas obrigações tributárias, e ainda questões administrativas. Não se pode perder o foco – o core business. Se a empresa se expande e necessita de colaboradores, o melhor é começar a contratar pela área de vendas/marketing, que irá alavancar o lucro, e o financeiro, que dará suporte e estrutura ao negócio para que ele não quebre. 

Souza aponta vários tipos de empresários, desde o ninja [dá golpe para todos os lados], o estagiário [aprende empiricamente com o negócio], o marreco [seus negócios seguem aos trancos & barrancos, em um sobe e desce constante] e o falêncio [que está no vermelho e não sabe como sair do buraco].

Mas o que é, afinal, inteligência financeira? Souza esclarece que se trata da aplicação dos números à gestão e é preciso entender os riscos e oportunidades que eles apontam, o que mostram realmente. A compreensão é fundamental, mas igualmente a sua integração com as demais áreas da empresa, como o marketing e as vendas, por exemplo, para que elas sejam realmente utilizáveis, na prática. O especialista pontua que uma das vantagens das micro, pequenas e médias empresas é não necessitar de grande volume de análise, como ocorre com as grandes empresas.

Com o objetivo de auxiliar os micro, pequenos e médios empreendedores, ou quem quer começar a empreender, Jorge Souza realizará cursos relâmpagos de acordo com a necessidade de cada um. Confira:

Marketing que gera resultados e aumenta as vendas, no dia 5/10, das 8h30 às 13h. Duração: 4h. Investimento: 60,00

Como atrair clientes, gerar vendas e aumentar lucros, no dia 26/10, das 8h30 às 13h. Duração: 4h. Investimento: 60,00

Estratégia como forma de inovar, crescer e lucrar, no dia 9/11, das 8h30 às 13h. Duração: 4h. Investimento: 60,00

Jorge Souza é pós-graduado em Administração de Empresas (FAAP-SP); graduação em Engenharia Agronômica (UFPEL-RS); mais de 20 anos de experiência na gestão de negócios, modelos de negócios, marketing; vendas, R&D e desenvolvimento e implementação de estratégia. Experiência com empresas start ups e à frente da FIJI – Consultoria e gestão de negócio.

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